Eu estou aqui agora

A exposição Eu estou aqui agora, como seu título aponta, aborda a presença e o tempo presente. Não o presente como esse lugar que habitamos sempre entre o passado e o futuro,  mas sim como um estado de distensão temporal.

A mostra tem como ponto de partida a performance Momento Vital, de Vera Chaves Barcellos. Nela, a artista lê o que escreveu num caderno e repete, reitera, inúmeras vezes, “eu estou aqui presente agora”. A ação de centramento na leitura, que se autorreferencia em seu fazer, ecoa na pesquisa curatorial servindo de guia para pensar as diferentes relações entre as obras que integram o acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos e outras produções escolhidas especialmente para esta ocasião.

A afirmação na voz da artista ressoa na entrada do espaço expositivo e se refaz, novamente, diante das demais obras, que formam um conjunto de poucas cores, evocando um mantra repetido em voz baixa. Em sua presença discreta, os trabalhos expõem a substancialidade de táticas procedimentais, que incorporam posicionamentos críticos em relação ao contexto social, permeados por ironia, nonsense e irreverência, tais como: a presença do artista, o deslocamento de objetos de uso doméstico, as intervenções e os convites à participação.

Hoje, vivemos um retrocesso político e social que promove rupturas inimagináveis há poucos anos. Presenciamos um desejo de esmagamento das diversidades. Eu estou aqui agora convoca à reflexão sobre a atualidade por meio de relações e de pontuações sensíveis, densas e bem humoradas, trazendo para o ambiente da galeria o questionamento: para onde pode nos levar esse aqui agora?

Elaine Tedesco e Luísa Kiefer

*

Co-curadoria da exposição Eu estou aqui agora, realizada na Fundação Vera Chaves Barcellos, Viamão, RS. De 31 de agosto a 14 de dezembro de 2019.

*