curadoria editorial textos

Atelier das Pedras

Coordenação do espaço cultural e do projeto de catalogação da obra da artista Gisela Waetge.

O antigo espaço de trabalho da artista Gisela Waetge (1955-2015) foi projetado em 2000, pelo arquiteto Flávio Kiefer. Foi construído seguindo um programa muito simples: no térreo ficaria a oficina de patchwork – ofício que Gisela lecionava desde os anos 1990 –, o acervo de obras de arte, a copa e serviços; no segundo pavimento o atelier de pintura, quadrado de preferência. O terreno triangular e pequeno pedia uma aproximação com as divisas, matando os ângulos indesejáveis. O segundo pavimento pôde ser solto e livre afirmando a geometria do quadrado desejado. Por ser construído em pedra grês, acabou sendo batizado como Atelier das Pedras.

Hoje, foi ressignificado porém preservando a memória de Gisela e sua generosidade como artista, professora e pessoa. O que era ateliê de pintura foi transformado em sala de encontros e compartilhamentos. O acervo da artista está abrigado na casa. Desde 2019, está em curso o projeto de catalogação de suas obras, viabilizado por meio de uma Ação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com coordenação de Eduardo Veras.

O espaço do Atelier das Pedras está aberto para locação para eventos e afins. Entre contato.

Arte contemporânea Bienal do Mercosul Coordenação editorial cultura desenho Diambe Elena Landinez exposição Fernanda Gassen fotografia futuro Gustavo Assarian Instituto Ling Ling Apresenta Maria Andrade mariane rotter pintura Revista Amarello Talita Hoffmann texto crítico