Curadoria da primeira edição do Ling Apresenta, projeto de intervenção efêmera direto em uma das paredes do Instituto Ling. Seleção de quatro artistas ao longo de 2022: Bruno Tamboreno, Fernanda Gassen, Gustavo Assarian e Talita Hoffmann.
Ver o mundo outra vez
Apresentar: mostrar, expor, tornar público, oferecer (alguma coisa) a (alguém), pôr diante ou na presença de, dar a conhecer. Ling Apresenta: Ver o mundo outra vez é a primeira edição de um novo projeto, como pede o novo tempo – este que é essencialmente o mesmo, mas não pode ser, pois passamos por muito.
A ideia central é trazer ao Instituto Ling novos – ou outros – nomes da arte contemporânea. Não são descobertas, porque eles já estão no mundo, trabalhando, cada um a seu modo, buscando a inserção em um sistema complexo de legitimação. Uma busca que, cabe dizer, é incessante. Uma exposição não legitima um artista, mas joga luz sobre sua obra e permite aquilo que há de mais importante quando se produz: dialogar com o público.
Compartilhar um nome, um trabalho e mesmo o ato da criação artística é o que forma o cerne deste projeto. O convite é para que os artistas façam uma intervenção diretamente em uma parede do Instituto – aquela que conduz o visitante até o fundo do espaço, é contemplada por quem senta no café e é vista da rua pelos passantes. Durante uma semana, o público será convidado a acompanhar a produção dessa parede-obra. Enquanto o artista trabalha, o público observa: escolhas são feitas, gestos e movimentos acontecem, materiais se sobrepõem, uma obra vai tomando forma.
Ao longo de 2022, serão apresentados quatro artistas, em diferentes momentos de suas carreiras, com distintas produções e temáticas. O que os conecta é justamente uma não conexão, ou melhor, a conexão mais geral que poderia haver: são artistas, trabalham com afinco, produzem em diferentes meios, levantam questões contemporâneas, provocam reflexões e nos fazem olhar sempre e de novo – mas não para o mesmo.
Início do outono, 2022